segunda-feira, 21 de setembro de 2009
ELETRICIDADE
Agora veremos descobertas sobre eletricidade feitas pelos físicos a seguir.(em breve atualizações no design das postagens e do blog. Atenciosamente , Tandy Ferreira).
BENJAMIN FRANKLIN
Benjamin Franklin (1706-1790) foi um cientista que nasceu em Milk Street. Foi o 15° filho de vente, seu pai era um comerciante de vela de cera. Aos 12 anos Franklin começou a trabalhar com seu irmão James em um jornal que se chamava ‘’new england courant’’.Aos 25 anos, Franklin e outras pessoas fundaram a primeira biblioteca publica de Filadélfia, fundaram também uma empresa em 1732 que encomendava os seus primeiros livros, a maioria de teologia e livros educacionais.Mais tarde por se importar com os assuntos públicos fundou a universidade de Nova York (sociedade filosófica americana). Quando fundo a universidade ele já havia começado os seus estudos de estática, que iria ocupar muito o seu tempo.Em 1739, comprou o ‘’Pennsilvania Gazztte’’, que foi um grande sucesso que ele fez como editor foi o ‘’almanaque do pobre Ricardo’’.Já me 1748 vendeu seu negocio e ficou com uma notável foturna. Começou então seus estudos sobre a eletricidade, sua primeira experiência foi levantar uma pipa em um dia de trovoada, seu objetivo era identificar as cargas positivas e negativas de um raio. As invenções de Franklin incluíram o pararraios, o aquecedor de Franklin. FRANKLIN STOVE.
JAMES CLERK MAXWELL
James Clerk Maxwell (13 de Junho de 1831, Edimburgo, Escócia - 5 de Novembro de 1879, Cambridge, Inglaterra) foi um físico britânico que demonstrou que as forças eléctricas e magnéticas são dois aspectos diferentes do mesmo fenómeno, o electromagnetismo. Maxwell mostrou que os campos magnético e eléctrico atravessam o espaço, sob a forma de ondas, à velocidade da luz. Defendeu que a luz é uma forma de radiação electromagnética.
CHARLES DU FAY
Charles Du Fay nasceu em paris em 14 de setembro de 1698-1739.Capitão do exército e diplomata francês, deixou estas atividades para estudar Química e tornou-se químico da academia francesa. A partir do modelo primitivo de Guerick, aprofundou as pesquisas sobre as propriedades elétricas de numerosos materiais. Por exemplo, desenvolveu diversos experimentos acerca da condução da eletricidade observando que um fio de barbante seco era isolante enquanto que o barbante úmido era condutor.Estudou detalhadamente o fenômeno da repulsão em corpos carregados, descobrindo também que os objetos carregados se atraíam em certas circunstâncias enquanto que em outras se repeliam, concluindo pela existência de duas espécies diferentes de eletricidade, que designou, conforme o material de referência, por vítrea, a correspondente a hoje carga positiva, e a resinosa, a forma negativa da carga elétrica.Comprovou a existência de dois tipos de força elétrica: uma de atração, já conhecida, e outra de repulsão. Para ele estava definido que a eletricidade tinha a propriedade de atrair corpos leves. Assim, baseando-se em experiências com várias substâncias, ele foi o primeiro a dividir os corpos em dois grandes grupos, segundo seu comportamento elétrico. Foi um dos principais cientistas da época.
TALES DE MILETO
Tales nasceu em Mileto, atual Turquia foi considerado o pai da filosofia grega fundou a escola jônico e firmou temas polêmicas dentro da filosofia.Foi o primeiro grego, matemático, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550a.c. em Mileto, cidade da Ásia menor, des-cendente de uma família oriunda da fenícia ou Beócia. Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade, estran-geiro rico estudou Astronomia e Geometria.Viveu no período pré-socrático e só usou a natureza como fon-te de seu pensamento a partir da água, ar fogo e terra.Tales defendia que tudo no universo era úmido, sendo gerado pela água.A sua teorema foi uma circunferência é bissectada por qual-quer um dos seus diâmetro.
HANS CHRISTIAN OERSTED
Hans Christian Oersted nasceu na Dinamarca, era filho de um farmacêutico e estudou filosofia na universidade de Copenhague. Depois de viajar pela Europa, retornou aquela universidade e ali trabalhou como professor e pesquisador, desenvolvendo várias pesquisas no campo da física e da química.Em um ensaio publicado em 1813 ele previu que deveria exis-tir uma ligação entre a eletricidade e o magnetismo. Em 1819, du-rante uma aula de eletricidade, aproximou uma bússola de um fio percorrido por corrente. Com surpresa, observou que a agulha se movia, até se posicionar num plano perpendicular ao fio. Quando a corrente era invertida, agulha girava 180º, continuando a se man- ter nesse plano. Esse foi a primeira demonstração de que ele havia uma relação entre eletricidade e magnetismo.Quando a corrente elétrica atravessa a bobina, a agulha se des-via evidenciando a passagem da corrente. O desvio para um lado ou para o outro, indica o sentido em que a corrente está fluindo pelo fio. Dependendo da intensidade da corrente este desvio pode ser maior ou menor.Ele faleceu em Copenhague, em 9 de março de 1851. Em sua homenagem, a unidade de medida de intensidade de um campo magnético, no sistema C.G.S, leva seu nome.
ALESSANDRO VOLTA
Alessandro Giuseppe Antonio Anastásio Volta (como, 18 de fevereiro de 1745- 5 de março de 1827) foi um físico Italiano, conhecido especialmente pela invenção da bateria.Volta nasceu e foi educado em como, Itália, onde ele se tornou professor de física na Escola Real em 1774. Sua paixão foi sem-pre o estudo da eletricidade.E 1775, criou eletróforo, uma máquina que produzia eletricida-de estática, e fez experimento com ignições de gases por uma faísca elétrica em um tanque fechado.Em 1779, tornou-se professor de física na universidade de pa-via, posição de ocupou por 25 anos.Em 1800, como resultado de discórdia profissional sobre a resposta galvânica, advogado por Luigi Galvani (onde metais pro-duziriam a eletricidade apenas em contato com tecido animais),volta desenvolveu a pilha voltaica (comprovando que para a produção de eletricidade, a presença de tecido animais não era necessária), um predecessor da bateria elétrica.A invenção da pilha-chamada então ´´orgão elétrico artificial`` porque a eletricidade era gerada por um artifício e não pelo traba-lho humano- data 1800 .A primeira pilha era constituída por di-versos recipientes contendo uma solução ácida.No período de 1800 a 1815, após a invenção da pilha, houve grande evolução da eletroquímica.Em 1819, com 74 anos de idade e já sentindo que sua capacida-de inventiva estava esgotada, retirou-se da vida ativa para morar em Cammago, onde morreu 1827.
Assinar:
Postagens (Atom)